04 abr Conheça os benefícios de um Planejamento Tributário adequado para sua empresa
Quem tem uma empresa está sempre atento às finanças, pois o sucesso não depende apenas da qualidade do produto ou serviço, e da forma que ele é posicionado no mercado. As rotinas contábeis também são parte essencial do conjunto de ações para manter a saúde e a continuidade da empresa. É aqui que os lucros são maximizados.
No Brasil, um dos países com maior carga tributária do mundo, as leis são complexas e existem diferentes tipos de regime tributário que impactam no cumprimento das obrigações fiscais.
Na hora de fazer a gestão do pagamento de tributos e buscar formas lícitas de diminuir os custos fiscais, é necessário ter um bom planejamento tributário.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para você entender um pouco mais sobre o regime tributário brasileiro, sobre a importância de um planejamento tributário adequado para sua empresa, os principais benefícios e o passo a passo do planejamento.
Escolha bem o regime tributário
Na hora de abrir uma empresa, todo empreendedor escolhe seu regime tributário, um conjunto de leis que determina vários aspectos, como a forma que os impostos serão pagos, como será feito o cálculo dos tributos, o limite de faturamento, o porte da empresa, entre outros. Atualmente, existem três opções: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
O Simples Nacional é o regime voltado para as micro e pequenas empresas, incluindo MEIs. Criado em 2006 pela Lei Complementar 123, busca diminuir a burocracia e os custos dos pequenos negócios por meio de um sistema unificado de tributos e contribuições federais.
O Lucro Presumido é o regime que pode ser utilizado pela maioria das empresas, incluindo as de pequeno porte, e faz a apuração simplificada do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Mas, diferente do Simples Nacional, ele possui um número maior de obrigações.
O Lucro Real é o regime padrão para empresas que faturam mais de R$ 78 milhões ou são de setores específicos, como o mercado financeiro, por exemplo. Ele é o mais complexo dos regimes e tem o processo de cálculo mais longo, em que os tributos incidem sobre o valor da apuração da empresa, levando em conta acréscimos ou descontos permitidos na legislação fiscal.
Veja os benefícios do planejamento tributário para sua empresa
Planejar tributos é tão importante quanto fazer o fluxo de caixa ou investir, e o planejamento tributário é a base para definir qual opção legal gera menor custo tributário para a empresa. Ele é um conjunto de leis que tem como objetivo diminuir os custos, reduzindo a carga de impostos, taxas e contribuições por meio de procedimentos legais.
Quando bem executado, o planejamento traz inúmeros benefícios, entre eles:
-Diminui os custos do negócio;
-Previne a ocorrência de autuações;
-Aumenta a competitividade no mercado;
-Gera lucro;
-Ajuda na escolha do melhor regime tributário;
-Aproveita possíveis incentivos fiscais;
-Planeja um calendário tributário adequado para sua empresa;
-Auxilia no controle do fluxo de caixa;
-Faz o orçamento anual de forma eficaz;
-Define melhor a atividade econômica realizada;
-Simula e analisa possíveis cenários que o seu negócio pode enfrentar.
Passo a passo para um planejamento tributário adequado
A melhor opção na hora de planejar é contar com um serviço de contabilidade especializado para empresas para garantir que tudo seja feito de maneira legal e sem colocar o negócio em risco.
Existem várias etapas para que o planejamento fique adequado para sua empresa e seja implementado com sucesso. Veja o passo a passo:
- Coleta de dados
Tudo começa com a garantia de informações que possam impactar no pagamento de tributos da empresa e, de acordo com setor, ela se enquadrará em determinados tipos de regime.
Reúna dados como porte e estrutura da empresa, o atual regime tributário, as atividades operacionais administrativas, contábeis e financeiras, tipos de produtos e serviços oferecidos, ciclos operacionais, entre outros.
- Análise jurídica
A natureza jurídica é o formato legal da empresa e existem 25 tipos e enquadramentos possíveis, por exemplo: Sociedades Anônimas, Sociedades Mistas, Sociedades Limitadas (LTDA), Empresário Individual (EI), Microempresa (ME), Microempreendedor Individual (MEI), etc.
Cada formato tem características, limitações e imposições legais, definindo também quais tipos de regime podem ser aplicados ao negócio.
- Regime tributário
Esse é o principal momento para o planejamento pois a escolha do regime impacta no formato de apuração e recolhimento de impostos da empresa, estabelecendo as regras legais.
- Plano tributário
Com os passos acima analisados e bem definidos, é hora de planejar a melhor forma de operação da empresa dentro desses cenários, diminuindo gastos com impostos de forma legal.
Considere a complexidade fiscal brasileira e como os impostos impactam na lucratividade do seu negócio em relação ao valor de compra, venda e outras transações.
Defina os objetivos tributários da empresa e como eles podem ser alcançados. Utilize metas, prazos, cronogramas e o que mais for necessário para cumprir o planejamento.
- Cronograma
Defina a data de início e fim da elaboração do planejamento, e também a data de execução para cada etapa. Fique atento para que nenhum imposto deixe de ser pago.
- Informações das bases de cálculos
Busque informações da empresa que serão utilizadas no planejamento, como o faturamento ou a receita bruta, todas as compras feitas pela empresa, os serviços contratados, as despesas operacionais, margem de lucro, investimentos, dados sobre proprietários e sócios.
- Análise de cenários
Pense em possíveis situações futuras da empresa pois isso impacta nas decisões do planejamento a logo prazo. Considere a receita anual, a lucratividade, o total de compras, número de colaboradores e seus salários, despesas gerais, entre outras.
- Defina objetivos e metas
Chegou a hora de definir os objetivos e metas do planejamento.
Conte com a ajuda de um contador para fazer as melhores estimativas econômicas para sua empresa de maneira precisa.
- Avalie periodicamente
É comum ocorrer atualizações na legislação e nas formas de tributação, por isso, é necessário fazer avaliações periódicas no planejamento para alterar metas caso haja mudanças.
Sem dúvidas, o planejamento é uma das melhores formas de cuidar da sua empresa e contribuir para o crescimento do negócio.
Agora que você já sabe, conte com a nossa ajuda para fazer uma análise empresarial e definir o melhor planejamento tributário!